Voltar para todos os Posts

Ex-Machina

mai 25, 2015 / by toaster / In Design / Leave a comment

 

A ‘Sinopse Torrada’ de hoje é da nossa Torrada Mineira, Gabriel Toledo. Ele nos fala sobre o filme ‘Ex Machina’; confira:

“Ex Machina é, sem dúvida, o melhor filme de I.A (Inteligência Artificial) que eu já vi. O trailer já havia me deixado com boa expectativa (o que é perigoso), mas ele entregou o que prometeu. Um jovem programador é selecionado para participar de um experimento sem precedentes que se resume a avaliar qualidades humanas – se estas existirem – num protótipo feminino de Inteligência Artificial. O jovem programador está conversando com uma complexa máquina ou com uma máquina que transcendeu a sua própria natureza? A I.A terá, finalmente, “superado” a condição humana?

Uma trama muitíssimo bem costurada e que abriga um suspense que nasce de pequenas desconfianças e vai se intensificando até se tornar quase insuportável; nisso, a trilha sonora cumpre seu papel como há muito eu não via. Um filme para quem gosta de jogos mentais e que te colocará frente a frente com um dilema moral imposto pelo conturbado gênio criador do protótipo de I.A. Muita atenção aos detalhes, aos diálogos que permeiam as cenas mais relevantes do filme, pois eles são curtos, mas profundos; dão pano pra manga para diversas outras discussões e dilemas.

Cabe uma última observação; eu percebi que o roteiro não abre espaço para falarmos coisas como “mas por que ele não fez isso em vez disso?”; ou “isso não faz sentido, era só ele ter falado aquilo com ele”. Ou seja, o roteiro é plausível. Enfim, a I.A passa no teste? Ela conseguiu desenvolver qualidades que antes eram estritamente humanas? Uma das cenas finais vai te deixar com duas pulgas atrás da orelha. Vale não somente a pena, mas a galinha inteira.”

Your comment

Voltar para todos os posts